Vidas ao Vento o Filme


E enfim a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados ao Oscar 2014. Se no ano passado, várias produções nipônicas ficaram a ver navios na hora da indicação final ao prêmio de melhor animação, dessa vez temos um membro honorário na disputa: Kaze Tachinu, conhecido por aqui como Vidas ao Vento, último longa dirigido pelo mestre Hayao Miyazaki.
É claro que, o fato de ser a obra final do único japa que levou a estatueta de longa animado na história da premiação, dá um certo impulso para os fãs se empolgarem. Mas vale dar uma espiada nos concorrentes: Meu Malvado Favorito 2Os CroodsFrozen – Uma Aventura Congelante e a surpresa Ernest et Célestine, filme francês. Da lista, Frozen (da Disney) teve um excelente desempenho nas bilheterias e aparece como favorito, já que também levou o Globo de Ouro.
A primeira e única vez que o Japão levou o Oscar de melhor longa-metragem de animação foi em 2002, com A Viagem de Chihiro. Já em 2008, Tsumiki no Ie – La Maison en Petits Cubes levou o melhor curta-metragem animado.
Vale ressaltar que só a indicação de Vidas ao Vento ao Oscar pode acelerar o lançamento do filme por aqui. A distribuidora Califórnia Filmesjá havia garantido ano passado que levaria a produção aos cinemas e agora tem motivos mais do que claros pra isso.
Interessante notar também que os três indicados americanos seguem a linha da modelagem em computação gráfica, que tomou conta do cinema animado nos últimos tempos. Será que algum dos estrangeiros munidos da animação “tradicional” tem peito para derrubar esse império? Esse resultado a gente confere no dia 2 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário